quinta-feira, abril 4

DIÁRIO ESPIRITUAL


Durante minha caminhada, após minha Primeira Conversão, logo no início e até um pouco antes, eu comecei a ler a Bíblia.

Porém, a Bíblia, não é nada... Calma, deixa eu explicar. A Bíblia é um conjunto de livros que juntos são chamados pela Igreja de Sagrada Escritura. A Sagrada Escritura é para nós, católicos uma parte daquilo que é a REVELAÇÃO DIVINA.

A Revelação Divina, é tudo aquilo que Jesus ensinou aos Discípulos e tudo aquilo que o Espírito Santo inspirou à Igreja. Nestes termos temos, a Sagrada Escritura, a Tradição Apostólica e o Magistério da Igreja. Estes três, unidos, darão, ao final, o sentido e a complexidade da Revelação Divina.

Muita gente, acredita que a Bíblia, foi escrita como é lida, ou seja, acreditam que enquanto Jesus ia fazendo as coisas, o autor sagrado ia escrevendo os evangelhos... não foi assim! Jesus fez tudo e disse tudo, não escreveu nada, seus discípulos não escreveram nada, e provavelmente somente após a morte dos Discípulos é que o Novo Testamento começou a ser escrito. E os primeiros escritos do Novo Testamento a serem redigidos foram as Cartas de São Paulo. E mesmo assim, ainda ficaram muitas coisas de fora da Bíblia (Jo 21, 25)

A Bíblia, não é um livro de consulta, sorte ou de profecias futuristas, e ela também não é A PALAVRA DE DEUS. A Palavra de Deus, a própria Bíblia aponta para quem de fato é a Palavra de Deus: JESUS (Jo 1,14).

Não seguimos a Bíblia, seguimos a Jesus. A Bíblia é um conjunto de livros que a IGREJA CATÓLICA chama de Palavra do Senhor, Sagrada Escritura. Tentar interpretar a Bíblia, por si mesmo (2Pd 1,20), é um crime, pois como se pode entender e interpretar um texto, sem perguntar ao autor. E o autor da Bíblia, são muitos, mas quem uniu estes muitos livros neste único livro e chamou de Sagrada Escritura, foi a Igreja. Portanto, devemos perguntar à Igreja, o que a Igreja quis dizer, com a união destes específicos livros em um único. Caso contrário, a Bíblia será pretexto para muita coisa, até mesmo para atitudes que são opostas à Palavra de Deus, que é Jesus.

A Bíblia também, ensina que devemos dar ouvidos, em primeiro lugar à Igreja (Mt 18,17), e quem não faz isso, são os pagãos e publicanos, pois a Igreja é o próprio Cristo (Ef 1, 22-23). Lembre-se que Saulo, antes de tornar-se Paulo, perseguia a Igreja (Gl 1,13), porém, quando ele tem seu encontro com Jesus e cai do cavalo, Jesus lhe interpela: “Saulo, por que você me persegue?” (At 9,4. 22,7. 26,14).

Ora, Saulo não perseguia a Jesus, mas apenas a homens pobres de uma seita pequena que se autodenominava Igreja de Deus. Porém, como fica claro nos textos, Jesus, considera-se a Si mesmo como sendo A IGREJA, e São Paulo, ainda reforça isso, dizendo que a união entre Cristo e a Igreja é um Mistério (Ef 5, 32).

Por estes motivos, não devemos apenas ler a Bíblia, mas vivenciá-la, degustá-la, Jesus nos diz, que nem só de pão vive o homem, mas de toda a Palavra de Deus (Lc 4,4 e Dt 8,3). A Bíblia deve ser para nós como alimento. Devemos aguardar o momento de “degustá-la” como aguardamos o momento das refeições.

Mas é preciso entender que a Bíblia não está posta em ordem cronológica, por isso, precisamos de um roteiro. E um bom roteiro, deve sempre apontar para o AMOR, pois Deus é amor (1Jo 4,16), e como é a Primeira carta de São João que faz tal afirmação, que aos judeus pareceu uma grande blasfêmia, mas que para nós, trata-se de uma grande verdade. Verdade que circula a nossa vida e nos aponta para o novo mandamento deixado por Jesus (Jo 13,34) e confirmado pelos Apóstolos (1Jo 2, 7-10).

Seguindo o roteiro seguinte, tiraremos maior proveito das escrituras:

1
1º Carta de São João. Duas vezes.
26
Gênesis
51
Ageu
2
Evangelho de São João
27
Êxodo
52
Zacarias
3
Evangelho de São Marcos
28
Números
53
Isaías (56-66)
4
As pequenas cartas de São Paulo:
29
Josué
54
Malaquias
5
Gálatas;
30
Juízes
55
Joel
6
Efésios;
31
1º Samuel
56
Jonas
7
Filipenses;
32
2º Samuel
57
Rute
8
Colossenses;
33
1º Reis
58
Tobias
9
1º e 2º Tessalonicences;
34
2º Reis
59
Judite
10
1º e 2º Timóteo;
35
Amós
60
Éster
11
Tito;
36
Oséias
61
Eclesiástico
12
Filêmon;
37
Isaías (1-39)
62
Cântico dos Cânticos
13
Evangelho de São Lucas
38
Miquéias
63
14
Atos dos Apóstolos
39
Naum
64
Eclesiastes
15
Carta aos Romanos
40
Sofonias
65
1º Macabeus
16
Evangelho de São Mateus
41
Habacuc
66
2º Macabeus
17
1º e 2º Carta aos Coríntios
42
Jeremias
67
Baruc
18
Hebreus
43
Lamentações
68
Daniel
19
Carta de São Tiago
44
Ezequiel
69
Sabedoria
20
1º e 2º Carta de São Pedro
45
Abdias
70
Levítico
21
2º e 3º Carta de São João
46
Isaías (40-55)
71
Deuteronômio
22
Carta de São Judas
47
1º Crônicas
72
Salmos
23
Apocalipse (Revelação)
48
2º Crônicas
Diariamente
24
1º Carta de São João. Terceira vez.
49
Esdras
25
Evangelho de São João. Segunda vez.
50
Neemias

A leitura dos Salmos deve ser diária. Todos os dias, juntamente com sua oração, os salmos devem ser rezados.

Durante a leitura dos textos bíblicos, procure com uma caneta, grifar ou anotar os versículos que mais lhe chamam atenção. Encontre nos textos:

Ordens: Sentenças que para você, soam como tarefas a serem cumpridas por nós;
Princípios Eternos: Sentenças imutáveis, verdades profundas que não mudarão, como as palavras de Jesus no Sermão da montanha;
Promessas de Deus: São textos que contém uma promessa de Deus, algo que Ele nos quer dar, como os Dons do Espírito ou a verdadeira alegria.

Depois disso, você irá ler apenas os textos que você grifou, e irá escrever num caderno, colocando a data, o que você entendeu do texto. O que significam as palavras e a sua interpretação sobre o texto. Lembre-se que não estamos falando de nada doutrinário, mas algo que você possa aplicar em sua própria vida.

Após fazer esta síntese, você irá confeccionar uma oração. Uma pequena oração com o texto que você escreveu. você irá pedir para Jesus, para que Ele faça em você aquilo que você leu, entendeu e viu que você precisa fazer mas não consegue. E não apenas você não consegue, pois até pra isso, para fazer o que Ele nos pede, devemos pedir para que Ele primeiro faça a obra em nós.

Por fim... você apenas terá de rezar a sua oração. Tenha um bom Diário Espiritual!

Um comentário:

Que Deus não permita que a Verdade não seja vista por nossos olhos e nem deixada de ser dita por nossas bocas! Paz e bem