quinta-feira, abril 4

As 5 pedrinhas


Davi, antes de enfrentar o gigante Golias, preparou-se muito bem. Não levou armadura pesada, nem mesmo uma espada ou lança, ele tomou apenas um cajado, uma bolsa, e uma funda (uma corda que atira pedras) e escolheu 5 pedras lisas (5 pedrinhas) e com apenas uma pedrinha ele venceu o gigante. Leia em sua bíblia 1 Samuel 17, 40. Seria bom que você lesse todo o capítulo 17 para entender todo o contexto.

Hoje, estamos em guerra. Guerreamos contra 3 gigantescos adversários: o Demônio, o Mundo, e nós mesmos. Destes 3, o pior, sem dúvidas somos nós mesmos. O demônio age no mundo, e o mundo já está sistematizado para nos fazer perder, porém, em qualquer momento de nossa história, podemos vencer estes dois adversários, precisamos apenas ter a coragem de abrir a porta (Apocalipse 3, 20-21) para Jesus, ou seja, vencer nossa vontade e pronto, seremos vitoriosos.

Mas como vencer nossa vontade?

Para isso, você precisará de 5 pedrinhas, que metaforicamente, são 5 práticas que lhe garantirão a perseverança e resistência necessária para vencer sua batalha consigo mesmo.

São elas:

1. Jejum
2. Rosário (Oração)
3. Confissão
4. Comunhão
5. Palavra de Deus

Vamos entender como elas funcionam, e como utiliza-las.

1. Jejum (Mínimo 2 vezes por semana)

Você deverá escolher duas penitências que você quiser, e deverá realizá-las todas as quartas e sextas feiras, pelo menos. Quarta feira, é o dia da penitência, lembra a quarta-feira de cinzas, e a sexta feira, lembra a sexta feira da paixão. O Jejum é um exercício espiritual, prático, que dá muitos frutos. Perseverança, disciplina e paciência.

Quando iniciei minha caminhada, a mais de 10 anos, comecei fazendo jejum apenas de comida, não almoçava na quarta e na sexta feira, apenas comia pão e bebia água na hora do almoço. O Jejum completo é muito desaconselhado na Igreja, pois pode trazer algum mal estar e até doenças, por isso, não faça o Jejum completo por enquanto... quando seu corpo estiver acostumado a comer pão e beber água, você poderá fazer, se sentir no coração, o Jejum completo. Mas existem outras coisas:

Não brigar com ninguém por motivo nenhum na quarta e na sexta;
Fazer uma boa ação, como ajudar alguém, visitar um enfermo, ou algo do gênero;
Acordar mais cedo ou ir dormir mais cedo;
Não assistir determinado programa de TV;
Ler um livro;
Não acessar a internet ou o celular e etc...

Mas deve ser feito de coração e algo que seja difícil para você, mas não impossível.

2. Rosário e oração (terço)


Não sei se você sabe rezar o terço. Mas suponho que saiba se não souber peça para que alguém lhe ensine. O terço é pequeno, e as pessoas costumam rezar direto, iniciam e terminam num único momento, mas não é disso que estou falando. Você deve rezar durante o dia. Iniciar pela manhã, com o Vinde Espírito Santo, Creio, Pai-Nosso, 3 Ave-Marias e o Glória, e durante o dia ir rezando, no meio de seus afazeres, não só nos tempos vagos, mas durante seus afazeres.

Rezar enquanto fazemos um trabalho, santifica nosso trabalho. Por mais difícil que isso possa parecer, na verdade não é, com o tempo, você aprende a gostar de rezar durante o dia. O resultado é um contato diário e contínuo com a história da salvação. Pois é isso que rezamos no Rosário.

Contemple os mistérios. Encontre fotos de cada um dos 5 mistérios de cada terço (São 4 terços e 5 mistérios cada um, por isso, são 20 fotos) e imprima-os, de um tamanho que caiba em seu bolso. Una-os com um arame ou chaveiro e carregue sempre com você. Tenha suas fotos dos mistérios sempre com você. Antes de iniciar o determinado mistério, apenas dê uma olhada na foto, contemple o mistério olhando e depois disso, guarde-o e faça o exercício de tentar lembrá-lo em sua mente, enquanto reza.

Outro aspecto é a oração. Não importa a quantidade, ou as palavras, o que importa é a constância e a fidelidade. O terço (Rosário) é uma reza. Garante-nos e constância na oração, mas você precisa falar com Jesus... TODOS OS DIAS.

Escolha um momento, que você reflita e fale com Jesus. Não sei quanto tempo você tem disponível, mas quando eu fazia faculdade, tinha uma filha recém nascida, trabalhava 24 horas e folgava 12 num hospital, eu tinha MUITO TEMPO para estar com Jesus. Dentro do ônibus, nas idas ao banheiro, nas horas vagas eu não ia ver TV com os outros no refeitório, ou mesmo em casa, antes de dormir, ou no ponto de ônibus... MUITO TEMPO... Fale, reflita, diga... mesmo que mentalmente.

Muitas vezes, eu falava com Jesus, enquanto colhia o sangue de algum paciente. Prestando bastante atenção em minha atividade, mas também, incluindo-o nos meus afazeres.

Existe uma oração de perdão que aconselho que seja feita todos os dias, ela está no Link, Oração dePerdão. Clique, copie ou imprima e a recite todos os dias. Ela salvará sua vida...

3. Confissão (por devoção e não por necessidade)
 
A confissão é o Sacramento da Reconciliação... Precisamos nos reconciliar todos os dias com Deus. E a confissão nos liberta de fato. Você precisa fazer um bom exame deconsciência, peça para o Senhor lhe ajudar.

Não deixe de se confessar, ao menos uma vez por mês. Encontre uma paróquia com um bom padre, peça ajuda dos seus conhecidos, pergunte sobre um padre que te ajude e que possa ser seu diretor espiritual. Mesmo que pense que não precisa se confessar... confesse-se!

Eu faço assim. Todos os meses me confesso. Sempre entre o dia 20 e 25 de cada mês. Isto é importante, por que cria em mim uma expectativa e uma espera. Supomos que eu cometi um “pecadão” no dia 15 do mês. Eu espero? Claro que não, procuro logo um Sacerdote e me confesso. Abro meu coração e recebo o perdão de Deus.

Depois não preciso me confessar entre o dia 20 e 25, não é mesmo? NÃO... PRECISO SIM!! Mesmo tento me confessado por necessidade no dia 15, me confesso por devoção na semana do dia 20 a 25. Agora, não por necessidade e por medo, mas por amor e devoção. Entendeu?

4. Comunhão

Busque a comunhão. Todos os dias se for possível, se não quantas vezes você puder. Se não puder levar sua família com você, vá assim mesmo. Mas não deixe de ir à Missa todos os Domingos. Domingo é o dia do Senhor, e se somos fiéis no pouco, Ele nos confia mais.

Mas claro, o Domingo é obrigação, por isso, você precisa comungar fora do Domingo. Durante a semana. Veja se próximo de seu trabalho, escola ou casa, não há uma Igreja com Missa num horário que você possa estar.

É possível que você não encontre... então, o que fazer? Comungue assim mesmo. você já ouviu falar em comunhão espiritual? Não? Ora, é o tipo de comunhão que mais importa. Mesmo aqueles que comungam fisicamente, se não comungarem também espiritualmente, melhor seria não terem confessado.

Encontre um dia da semana, que você poderá ficar só, por 20 minutos. Mesmo que seja num banheiro (Já fiz muito isso). Ajoelhe-se e estenda sua mão. Feche os olhos e imagine a Hóstia Consagrada na sua frente. Dia com sua boca: “Eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizeis uma palavra e serei salvo”. Leve a mão à boca e comungue... depois de uns 15 minutos, levante-se e vá fazer suas atividades (você pode fazer isso todos os dias se quiser e tiver 20 minutos).


5. Palavra de Deus

Ninguém ama o que não conhece. E a leitura da Palavra de Deus, é um dos melhores meios de conhece melhor Jesus e aumentar a nossa fé. Leia todos os dias, mesmo que seja apenas um versículo, mas leia...

Existe o Diário espiritual, que é um excelente roteiro para quem quer começar a conhecer e meditar sobre a Bíblia. No link abaixo, tem o Diário Espiritual que ensina melhor como fazer.

Mas seja como for, comece sempre pela 1ª. Carta de João.

Se você puder e tiver tempo, leia, medite, escreva o que entendeu, faça uma oração com base na sua leitura... mas não deixe de fazer a leitura.


AS 5 PEDRINHAS


Estas 5 práticas, as 5 pedrinhas, se você fizer com boa vontade, dedicação e perseverança... os frutos virão. A oração de perdão, por vezes pode parece repetitiva... mas vale a pena. Acredite, este esquema, salvou minha vida.

Espero que você acredite que, por mais difícil que pareça, Ele estará sempre lá pra te segurar e te amparar, e se tiver qualquer dúvida, por favor, estarei sempre aqui, para te ajudar... não conheço todas as respostas, mas encontraremos juntos.

Que Deus te abençoe

Seu irmão

Nithapele

Paz e bem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que Deus não permita que a Verdade não seja vista por nossos olhos e nem deixada de ser dita por nossas bocas! Paz e bem