quarta-feira, dezembro 30

Amarás os zumbis como a ti mesmo!

Você já reparou como hoje em dia se publicam cada vez mais mídias dedicadas a tratar o tema dos “zumbis”? São inúmeros filmes e de todos os gêneros, até documentários, são centenas de games e uma quantidade quase infinita de livros que abordam o tema, existem revistas que apresentam o lado especulativo da coisa bem como temas de jornais e até novelas e seriados.

O tema não é novo, o registro mais antigo de descrições semelhantes a zumbis, datam da mesopotâmia do século VII (a.C) - A epopeia de Guilgamesh - que se cogitam muito terem influenciado o livro de Gênesis. Mas claro, a lenda zumbi, é semelhante em inúmeras culturas, desde o mundo árabe antigo quanto à cultura nórdica da Escandinávia e a milenar cultura chinesa. Ou seja, zumbis, sempre existiram, e o número de seu relato é superior a relatos históricos relativamente recentes como os próprios relatos bíblicos.

Mas o que é um zumbi? De maneira geral e contemporânea (George Romero, 1968), são pessoas que foram contaminadas por agentes biológicos que causaram a morte do indivíduo, porém, lhe conferem a habilidade de movimentação, mesmo estando mortos. Outra definição mais antiga, é que são pessoas que morreram de forma indevida ou mesmo que foram enterrados de forma desrespeitosa que retornam à vida para se vingarem dos vivos.

Tomando a afirmação de que, “Nada está na realidade política de um país se não estiver primeiro na sua literatura” (Hugo Von Hofmannsthal). Amplio esta afirmação e digo que nada está na vida real, sem antes ter estado na literatura (mídias em geral) da humanidade e se tal afirmação é verdadeira, estamos no encaminhando para um verdadeiro “apocalipse zumbi” devido ao grande número de mídias que falam sobre o tema. Pois toda cultura cria sua própria versão de zumbis e existe até uma sociedade com um corpo acadêmico que estuda o tema, é a Zombie Research Society  - ZRS (Sociedade de pesquisas zumbis).

Veja algumas definições tiradas de pessoas que “entendem” o universo zumbi:

“Aparência apodrecida, funções cognitivas limitadas e apetite por carne humana” (ZRS)

“Todo tipo de característica humana some, eles parecem humanos, mas não são quem costumavam ser” (Steven Schlozman, autor de The Zumbie Autopsies)

O que mais assusta é que não é apenas um zumbi, é um grupo, você não pode fugir e nem matar todos eles. A ideia de que o perseguem, é por que simplesmente você tem um coração vivo.” (Max Brooks, Autor de Guerra mundial Z)

“Alguém cuja mente é controlada por outra pessoa é como um escravo” e “o único jeito de detê-los é atraí-los de volta ao chão de alguma forma” (Rebekah McKendry – produtora e diretora da Revista Fangoria, revista especializada em terror)

Então sabemos que os zumbis perdem sua identidade, adquirem uma aparência comum, pois todo mundo sabe quem é zumbi apenas olhando para ele (veja o vídeo de como a cultura zumbi afeta as pessoas), pois seu estado de “decomposição” já iniciou, mas ele aparentemente ainda está vivo. E em função destas características que acabo de descrever é que acredito que os zumbis já estejam entre nós e são tão ou até mais vorazes do que os da ficção e da mitologia.

E acredito ainda, que toda esta “cultura zumbi” esteja querendo nos sinalizar algo mais profundo e importante do que simplesmente causar terror nas mentes que buscam de entretenimento, pois Deus fala por meio de sinais e acontecimentos e com certeza está utilizando as mídias para nos dizer, não o que as mídias querem transmitir, mas o que estão de fato transmitindo apesar de suas próprias intenções.

Há um trecho das Sagradas Escrituras que nos diz: “Eis a praga com que o Senhor vai ferir todos os povos que atacaram Jerusalém: apodrecerá sua carne, estando eles ainda de pé; seus olhos apodrecerão dentro de suas órbitas, e a língua lhes apodrecerá dentro da boca. Naquele dia o Senhor semeará o pânico no meio deles, de sorte que se atacarão mutuamente, e levantarão as mãos uns contra os outros.” (Zc 14,12-13)

Eis aí, a descrição dos zumbis, sejam modernos ou antigos, estas características são comuns em muitas pessoas que conhecemos e que convivem conosco. Com o termos “apodrecerá a carne”, “seus olhos apodrecerão”, “a língua lhes apodrecerá dentro da boca” e “se atacarão mutuamente”, podemos tirar algumas conclusões em analogia ao que está acontecendo à nossa volta.

Cada vez mais pessoas desenvolvendo doenças psicossomáticas como o câncer (doença muitas vezes sem explicação de causa), que muitos padres e pastores atribuem ao se guardar o “veneno” do rancor e não sabermos lidar com o perdão de forma natural e gratuita.

Pessoas incapazes de ver a realidade como ela é, que confundem fatos com opiniões, onde você lhes apresenta um fato e elas te respondem: “não concordo!”. Como se o fato de não concordarem, retirasse do argumento o fato de ser fato!

E muitos indivíduos incapazes de usar a língua para causas verdadeiras e profundas, fixando o seu discurso somente na superficialidade, julgando a vivendo pelas aparências, e somando o seu discurso ao de uma multidão de pessoas, que não amam verdadeiramente, mas que se solidarizam e se suportam, em nome da conveniência e apenas pelo “valor” da força demográfica.

São verdadeiramente zumbis, os que se vestem segundo a moda, pensam conforme determinada ideologia, agem de acordo com a etiqueta do momento, que são manipuláveis, pois foram adestrados desde a infância pela TV e doutrinação escolar, que não conseguem acordar de seus sonos e sonhos que os mantém na ilusão de que quando se diz a verdade se está fazendo algo errado.

Os zumbis do politicamente correto, da moda, do bom-mocismo, da paz sem guerra, do amor sem sacrifício e da espiritualidade que abre mão da justiça em nome da misericórdia estão por aí. Eles lhe perseguirão a todo custo, pois sabem que no teu peito bate um coração que está vivo, um coração conforme o coração de Deus, que enfrenta tudo e encara tudo em nome da verdade nos mínimos detalhes, da coerência de vida e de discurso em todos os momentos primeiramente em sua própria vida e principalmente em nome do amor que você decidiu ter por eles. Ame os zumbis à sua volta, ame de verdade, reze por eles, mas não deixe de lhes trazer de volta ao chão. Eles irão espernear, tentarão te morder e até conseguirão algumas vezes, mas resista, ame até o fim, e como já disse Jesus:

“Sereis odiados de todos por causa de meu nome, mas aquele que perseverar até o fim será salvo.” (Mt 10,22)


Preparen-se para o Apocalipse Zumbie: https://www.youtube.com/watch?v=wz0Hw44Tjic
Como a cultura zumbi afeta as pessoas: https://www.youtube.com/watch?v=SPoybAemWM0
Zumbis – Uma história viva (Documentário): https://www.youtube.com/watch?v=XeB-nOAdpXg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que Deus não permita que a Verdade não seja vista por nossos olhos e nem deixada de ser dita por nossas bocas! Paz e bem