sábado, outubro 13

A construção da verdade


Nosso tempo tornou-se muito especificado e o conhecimento técnico - científico sobre a realidade física, material, natural, biológica, mecânica etc... nos possibilitou uma progressão tecnológica que muitas vezes somente foi possível nos sonhos dos seres humanos, porém, hoje é uma realidade.

A realidade das tecnologias eletrônicas e a multidisciplinaridade das especializações e seus respectivos intercâmbios como a informática e a medicina, a arquitetura e a biologia ou ainda a sociologia com a matemática, abriram uma janela para o ser humano que não pode mais ser fechada. Porém tudo o que temos hoje, nesta situação são construtos feitos pelo Homem e para o Homem.

Tudo o que foi criado pelo Homem, pode ou não ser usado para o bem, porém, de modo geral, temos tido mais benefícios que malefícios à maioria dos indivíduos, e isto é um fato. Porém, um fato que nos leva a acreditar que nós, seres humanos, somos capazes de criar tudo, de construir tudo e de questionar e indagar a tudo.

Tal realidade e condição do Ser humano geram hoje mentalidades que não somente são danosas no sentido técnico, pois corta a conexão com a raiz de todo este desenvolvimento, o que pode prejudicar o seu avanço, mas também, no sentido do modo de vida e visão de mundo e suas conseqüências nos indivíduos para com os outros indivíduos, e para consigo mesmo.

Hoje, por saber construir e criar um “universo” de coisas materiais, tecnológicas e físicas, acreditamos que somos capazes também de construir “universos” mentais, psicológicos e metafísicos, onde a verdade pode ser construída e não concluída e observada.

A práxis da humanidade é não mais conhecer a verdade, mas construí-la de tal modo, que ela se adéqüe àquilo que “eu” quero, ou melhor, que eu não seja incomodado. Sendo assim, é comum ouvirmos as sentenças: “Isso é verdade para você, mas não é para mim”. Este tipo de mentalidade não só é errada, do ponto de vista da realidade, como também gera uma realidade relativista e nada consensual, que poderá fazer ruir, tudo o que fomos capazes de construir com base nas verdades conhecidas e hoje tão sublimadas e reprimidas.

Se a verdade, é relativa ao ponto de vista, então não existe mais padrão para nada. Tudo irá sempre depender de meu gosto, minha opinião, minha percepção e até minha conivência. Mas ao afirmar que a Verdade não existe e ela é relativa, cria-se um Dogma. Um dogma ilógico e impreciso, pois ao afirmar que não há verdade, quem assim procede, está afirmando uma verdade. Ora, se não existe verdade, tal afirmação também não é verdadeira. Por isso, a lógica irá apontar no sentido oposto, pois a verdade não só existe como é absoluta e nunca relativa.

Mas ao tentar construir a verdade, o Ser Humano, destrói em si mesmo, as estruturas do sentido da vida. Pois se a verdade será quilo que eu sou capaz de construir, e me vejo como um ser finito e falho como posso, então ser capaz de criar algo que seja verdadeiro, se minha visão é tão limitada?

Esta é uma pergunta que nossa cultura relativista, resolveu não pensar, não questionar. Hoje se fala tanto que devemos ser “questionadores”. Sim, devemos ser questionadores, devemos questionar a todos e a tudo, toda verdade não pode ser obedecida se não for questionada, porém nossa sociedade para na pergunta e não quer ouvir a resposta.

Um jovem alimentado pela mídia estimuladora da genitalidade, com fins consumistas, diz que, os padrões morais devem ser questionados, e com base nesta afirmação, ele vive sua vida fora da castidade e da realidade de seus sentimentos, obedecendo apenas aos impulsos. Porém, ele não só, não questiona tais impulsos e a fonte de sua formação, que é a mídia, como também não espera e não quer ouvir a resposta ao seu questionamento dos “padrões morais”.

Por exemplo, é comum ouvirmos: “Por que esperar o casamento para ter relações sexuais?” Isto é um questionamento, que todos devemos fazer, porém, a desonestidade ou incapacidade intelectual de nossa sociedade é tão grande, que não espera pela resposta e pratica aquilo sem nem mesmo saber por que. Pois não fazem o questionamento contrário: “Por que não esperar o casamento para ter relações sexuais?”

Hoje, a mentalidade para na dúvida e no questionamento. Por que devo obedecer meus pais? Por que devo ser fiel? Por que devo freqüentar a Igreja? Por que isso, por que aquilo? Mas não devemos ser apenas questionadores, devemos ser também “respondedores”. Do que adianta a pergunta se não se espera a resposta?

Imagine se um menino, escuta a mãe dizer: “Não entre na água!”. Mas, como é um questionador, então, ele questiona: “Por que não devo entrar na água?”. E sem esperar a resposta, ele parte para a água e num grande mergulho, descobre que a água estava suja, ou repleta de tubarões e acaba descobrindo a verdade, mas de maneira completamente desnecessária, pois agora, ele conhece a verdade, mas não esperou para conhecer e evitar as conseqüências de acreditar na “verdade para ele mesmo”.

Muitos hoje vivem assim: “Por que esperar o casamento?” e se lançam em relações sexuais que somente lhe farão se sentir o quanto “coisa” é, e não pessoa. Passam a se perguntar, por que não são felizes, passam a evitar ficarem sozinhos, passam a usar drogas para apagar a consciência e a visão da realidade, passam a viver numa verdade construída por eles mesmos, se abstendo da realidade e vivendo as conseqüências desta escolha, se refugiando no mundo virtual da Internet, dos sites de relacionamento e na vida dupla. Tudo porque não querem esperar pela resposta.

Você deve esperar o casamento, por que você não é apenas seu órgão genital. Você é também sentimentos, pensamentos, sonhos, alma e espírito. Quando você se deita com uma pessoa na cama, e faz sexo com ela, este ato de “EXTREMA INTIMIDADE” não corresponde à realidade. Pois apesar de ser possível ser íntimo na cama, não é possível ser íntimo no “intimo” com tanta velocidade. Ou seja, você oferece ao outro seu pênis, sua vagina, mas não dá o coração. E esta incoerência entre sua ação e sua alma, seu íntimo, seus sentimentos, provoca a desconfiança e a insegurança e a conseqüente, infelicidade.

Muitas pessoas hoje, não querem ter um parceiro fixo, por quê? Simples, pois não confiam em mais ninguém. Não são capazes de dar o coração, pois elas mesmas são as primeiras a magoar seus corações ao mentir para ele constantemente, dizendo, não com palavras: “Olha coração, você não é importante, o que importa é o prazer sexual, então, diminua para que meu apetite sexual possa crescer.”

Há outros ainda que até experimentam se entregar a um relacionamento que pode se arrastar por anos, mas que, quando vivido sem compromisso, e com genitalidade, gera novamente a mentira de dizer com o corpo, “Sou todo teu”, mas ao final do “todo teu” eu levanto, depois de ter gozado e vou embora, pois na verdade não sou todo teu. Eu apenas te usei e me deixei ser usado.

Por que esperar pelo casamento? Simples, pois você não será feliz e morrerá tentando negar esta realidade. Ou seja, se as pessoas esperassem pela resposta, não estariam vivendo exatamente o que a resposta lhes pouparia. E negam constantemente a máxima de Platão: “Verdade conhecida é verdade obedecida”. Para não precisar obedecer, as pessoas até questionam, mas não querem ouvir a resposta.

Não tenhamos a pretensão de achar que a verdade pode ser construída. Se você construiu uma verdade para você, destrua-a, pois logicamente que ela não é a verdade. A verdade liberta. A verdade é que gera a verdadeira liberdade.

Uma pessoa sóbria é livre para escolher beber ou não, e um alcoólatra, é livre para fazer a mesma escolha? Um casto é livre para não ser casto, mas e um viciado sexual, é livre para ser casto? A grande diferença da virtude e do vício é esta. A virtude, nunca é um vício, mas sim um esforço da vontade humana. Já o vício, é uma preguiça e um relaxamento da vontade, que até questiona, mas não espera a resposta para poder exercer sua liberdade.

Você é livre para se entregar à sua “homoafetividade”, mas depois de fazê-lo, você poderá simplesmente não se entregar mais?

Você é livre para usar seus primeiros gramas de cocaína, ou fumar seu primeiro cigarro de maconha ou usar seu primeiro comprimido de Ecstasy, mas depois de fazê-lo, você poderá simplesmente não usar mais?

Você é livre para se entregar sexualmente a outra pessoa, mas depois de fazer isso, você poderá simplesmente não se entregar mais?

Você irá me dizer... Claro que sim. Eu posso parar a hora que quiser, posso não querer transar ou usar nenhuma droga na hora que eu quiser. Se isso é verdade, você é diferente do resto do mundo, que hoje não tem mais a liberdade. Homossexuais dizer ser impossível não praticarem os atos homossexuais. Drogados encontram grande dificuldade para parar de usar drogas e a grande maioria, infelizmente não consegue, e morre “tentando”. Inúmeras pessoas que experimentam o sexo e a “liberdade” sexual tornam-se tão viciados que já não conseguem ser fieis aos seus casamentos e namoros, e nem mesmo conseguem parar de se masturbar e se estimular sexualmente.

Agora eu pergunto: É isso a Liberdade? É isso a verdade?

Se você é livre, então prove! Abstenha-se de qualquer relacionamento sexual por 21 dias? Abstenha-se de qualquer tipo de drogas por 21 dias? Abstenha-se de assistir a TV por 21 dias? Se você conseguir isso, não o declararei livre, mas com certeza, você estará provando para si mesmo, o quanto é difícil não se entregar àquilo que chamamos de vícios.

Não construa uma verdade para você. Questione, mas espere pela resposta. Questione a resposta, mas continue esperando pela próxima resposta. Não haja por impulso, não seja moderno, fazendo apenas o que os outros fazem, faça sim, mas que este fazer seja sempre uma escolha, e que a Verdade da resposta seja sempre o objetivo e o sentido do fazer. Seja livre para, continuar sendo livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que Deus não permita que a Verdade não seja vista por nossos olhos e nem deixada de ser dita por nossas bocas! Paz e bem