quinta-feira, novembro 26

Como cordeiros

Em meio a uma cultura politicamente correta em que os comportamentos todos estão padronizados, “se fazes isso és bom”, “se fazes aquilo és mal”, em que existem inúmeros padrões de julgamento, realmente é estranho, à quem aderiu a tal cultura, quem não viva conforme tais procedimentos padronizados. Porém, é importante e exista o aparente exótico, pois como verão todos que tais comportamentos e procedimentos padronizados não conferem ao executor bondade ou maldade?!

O problema é que esta padronização dá uma falsa segurança, um tipo de manual de conduta, porém totalmente convencional, e tudo o que é convencionado, não é, de forma alguma, expressão de verdade, mas sim, imposição da mentira e expressão ideológica.

O exemplo do lobo e do cordeiro, é útil, pois parece que o cordeiro, por ser cordeiro não possa afugentar o lobo, e o lobo por ser lobo, não possa ser amável e polido. Sendo assim, o lobo que invade o cercado com amabilidade e polidez engana os que já aderiram aos padrões comportamentais e os faz pensar que ele é um cordeiro. E os cordeiros que não se deixam levar pela suposta atitude polida e amável do lobo, gritam e vociferam contra o lobo, sem mesmo atentar-lhe contra a vida, pois não possuem tal poder. São confundidos como lobos, pelos demais cordeiros.

Ora, se o lobo é inteligente, será ele mesmo que terá o interesse e a ideia de criar os padrões de comportamento, para fazer-se passar por ovelha. E sem ser denunciado poder triturar as ovelhas enquanto os demais não estiverem olhando, para chorá-las às vistas de todos como se não fosse ele o vilão e assim permanecer em meio ao rebanho.

Mas se um cordeiro lhe apontar o dedo e gritar: “Eis o lobo”. Todos verão que é lobo ao arrancar a mão do cordeiro, mas quem terá coragem de ser este cordeiro?

“Ide; eis que vos envio como cordeiros entre lobos.” (Lc 10,3)


ORAÇÃO: Meu amado Jesus, tu sabes que existe no mundo uma cortina ideológica que torna cego todo aquele que não aprofunda-se unicamente em Ti, na expressão da Tua Palavra, vivia e ensinada pelas Sagradas Escrituras, Tradição apostólica e Magistério da Igreja, assim, dá-me a graça de romper com qualquer ideologia que eu tenha nesta vida, com qualquer sonho de prestígio ou de honra, que eu não tenha outro compromisso se não com a verdade. Não apenas em apontar o lobo fora de mim, mas principalmente o lobo que reside em mim. Faz-me paciente e misericordioso, principalmente comigo, para exercer a paciência e misericórdia com meus irmãos, e que a Salvação seja o valor máximo de minhas ações. Amém.

Um comentário:

  1. Muito bom! O "politicamente correto", muitas vezes, nos oprime, fazendo-nos, até mesmo, passar por vilões (no caso, lobos). Em algumas comunidades, quando nos dispomos a seguir as orientações do Santo Padre e os documentos da Igreja, e até quando percebem que gostamos de rezar, chegam a nos debochar... Parece incrível, não? Mas nada disso importa, pois continuamos clamando a misericórdia do Senhor por todos nós! Amém.

    ResponderExcluir

Que Deus não permita que a Verdade não seja vista por nossos olhos e nem deixada de ser dita por nossas bocas! Paz e bem