quarta-feira, novembro 18

1o. TESTEMUNHO - Buscai as coisas do alto!

Recentemente estive por três anos em uma comunidade de vida que também é uma comunidade terapêutica fundada por um padre muito querido e famoso no Brasil, por razões obvias não irei citar o nome do padre e nem o da comunidade.

A regra de vida idealizada pelo Espírito Santo no coração deste santo sacerdote brasileiro, é a meu ver, a solução para todos os problemas do mundo contemporâneo, pois expressa a maior de todas as verdades pregadas e ensinadas por Jesus: “acolher cada um como o próprio Cristo”.

Este sacerdote da Igreja se destacou por uma pregação bem humorada e um estilo de vida disciplinado e virtuoso, apesar de ter sido um dependente químico e se considerava um grande pecador, não o maior de todos, pois ele mesmo dizia que nem mais pecador que os outros ele era. Faleceu em 2007 vitima do câncer, mas deu um testemunho maravilhoso seguindo na radicalidade o versículo “Buscai as coisas do alto” (Cl 3,1).

Porém, após a sua morte, se apossou da comunidade um espírito mundano de contra testemunho, desde os seus membros mais antigos como o suposto “sucessor” do fundador da comunidade, que enche a boca e diz a plenos pulmões que uma coisa é a vida do fundador e outra coisa é a vivência do carisma. Como se a vida do fundador não fosse a referência para a vivencia do carisma, e o que o atual presidente da comunidade aponta como referência? Sua própria personalidade!!

A histeria deste homem, que também é um padre, inclusive da mesma congregação que o fundador da comunidade é tão grande, que ele acredita ser verdade o que ele diz, e NADA MAIS. Não adianta argumentar com ele com as Sagradas Escrituras, com textos de apologetas católicos como Professor Felipe Aquino, Padre Paulo Ricardo e até mesmo Padre Jonas Abib, mesmo que apresentemos a ele os textos da Evangelii Gaudium (EG) do nosso amado Papa Francisco, ele ainda assim, não nos dá ouvidos.

Alguns exemplos:

Na EG no número 138 o papa recomenda que a homilia seja breve, algo em torno de 15 minutos, porém, o presidente da comunidade, que nunca inicia uma Missa na hora (o que atrapalha a terapia dos dependentes químicos que acolhe), nunca a termina na hora também, como homilias de quase 1hora e meia.

Por ser o presidente da comunidade, suposto sucessor do fundador, o que eu não reconheço que seja, deveria ele próprio dar o exemplo, e obedecer ao papa, que em entrevista aqui no Brasil, por circunstância da JMJ disse que os padres deveriam dar exemplo de pobreza. Infelizmente o tal presidente que é chamado pelos próprios consagrados de prefeito e até de chefe e patrão (claro que pelas costas e as escondidas por medo das represálias), este sacerdote da Igreja, religioso que fez o voto de pobreza quando se consagrou, utiliza apenas e unicamente roupas de marcas caras, óculos Rayban, Carros luxuosos, ar condicionado no quarto, casa com requinte e ostentação... e tem a coragem de pedir doações para que os benfeitores da comunidade sustentem os seus caprichos.

Não para por aí, se apesar disso tudo, tanto ele, como os demais padres da comunidade, que são em número de quatro, cuidassem da comunidade, acompanhassem os consagrados, acolhessem os dependentes químicos, que ironicamente são chamados de filhos pela comunidade, mas que são sumariamente mandados embora na menor situação de conflito com um dos membros. Eles gastam os seu tempo com viagens ao exterior, em visitas à comunidades que também são canais de TV, a cidades ricas e celebrando casamento de pessoas que tem dinheiro para contribuir com a comunidade, aliás, para sustentar os seus status de vida esbanjadoras.

Este é um primeiro testemunho da minha experiência de vida dentro desta comunidade, da qual sou consagrado e vivi nela por 3 anos, sendo convidado a me retirar da comunidade pelo próprio presidente, após ter dito estas palavras diretamente para ele, por mais de um ano, e depois de ter aberto isso tudo aos membros da comunidade que estão todos acuados e com medo das represálias... agora, por obediência a Sagrada Escritura:

“Se teu irmão tiver pecado contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele somente; se te ouvir, terás ganho teu irmão. Se não te escutar, toma contigo uma ou duas pessoas, a fim de que toda a questão se resolva pela decisão de duas ou três testemunhas. Se recusa ouvi-los, dize-o à Igreja. E se recusar ouvir também a Igreja, seja ele para ti como um pagão e um publicano.” (Mt 18,15-17)

Recado ao presidente: Eu te amo... e estou tentando cortar as cordas que te prendem... Em nome de Jesus, você irá cair, mas irá se levantar como um verdadeiro apóstolo. Paz e bem

Um comentário:

  1. E nisto você mesmo deve ser para eles um ejemplo nas boas obras.que tudo o que você fizer revele o seu amor pela verdade,e no ensino seja integro e sincero.sua linguagem deve ser tão sensata e equilibrada que alguem que quiser questionar sinta vergonha de si mesmo,porque não havera nada a censurar em tudo o que você diz! TITO 2:7,8. "peru"

    ResponderExcluir

Que Deus não permita que a Verdade não seja vista por nossos olhos e nem deixada de ser dita por nossas bocas! Paz e bem