segunda-feira, janeiro 30

Cotidiano indiferente, onde Deus se meteu?


Você acorda, liga o rádio, e enquanto se arruma para seus afazeres, você escuta uma música, ou então liga a TV para saber a notícias, ou ainda, senta para tomar seu café da manhã e lê um jornal ou uma revista.

Pronto, você agora está por dentro dos acontecimentos, fica sabendo que os prédios no Rio de Janeiro caíram, fica sabendo que o Obama está com sua credibilidade em baixa, fica sabendo que foram mortos 5 pessoas numa chacina na cidade próxima da sua, fica sabendo que a Britney Spears está de namorado novo, quem foi o mais novo eliminado do Big Brother e que o Fluminense perdeu para o Botafogo.

Passa o dia, e você se encontra com pessoas que vez ou outra comenta uma daquelas notícias, ou apresentam outras nova notícias, como a colega que está grávida, o amigo que se separou da esposa, ou o menino que ficou doente no fim de semana.

Você passa um tempinho sozinho e começa a sentir alguma coisa, mas não sabe o que é, então percebe que é uma “solidão”, e como você resolver isso? Você vai escutar uma música alegre, vai enfiar a cara no trabalho pra preparar aquela reunião, ou ainda começa a se preparar para sair e deixar sua solidão de lado.

Quando chega em casa, vai assistir um filme, ver novela, ver um jornal, acessar seus e-mails, ver seu Facebook, seu Orkut, seu Blog... E pronto. Mais um dia se passou. E de vez em quando, você se sente triste, e procura um analista, um médico que lhe dá conselhos do tipo: “você deve assumir o que você é”, “você deve parar de lutar consigo mesmo”, “você não deve se incomodar com este sentimento de culpa”... e por aí vai.

Mas a coisa nunca fica boa, você é feliz, tem sua casa, seu carro, seu emprego, sua vida é perfeita, mas falta alguma coisa, então, você preenche este vazio com vícios: Vício de saber (Internet, TV, Revista), Vício do Entretenimento (Novela, Filmes, Boates), Vício do Cala Consciência (Analista, Anti-Depressivos, Signos), Vício do Sexo (Prostituição, Pornografia, Sexo pelo sexo), Vício da bebida (Beber, Cair, Levantar), Vício das Drogas (Maconha, Craque, Cigarro, Cerveja)....

Tudo isso, é uma busca constante e permanente para calar a voz da consciência. Aliviar o vazio que existe dentro do peito. Eliminar a “culpa” de fazer coisas que você não quer fazer. Então achamos os culpados. É a Igreja, por causa da corrupção. A Culpa é dos evangélicos por causa do Edir Macedo. A Culpa é do Papa que não deixa usar camisinha. A Culpa é de todo mundo, menos minha....

Faça uma experiência. Ligue um jornal. Anote todas as “notícias” que irão passar. São referentes a uma nova receita, a uma nova moda, uma “dica” de saúde, que te faz apenas se sentir mau com seu corpo, uma informação sobre a vida de algum famoso, informação sobre o time de futebol, notícias da seleção brasileira, então, vem a primeira notícia narrando a morte de tantos, ou a guerra que explodiu não sei aonde. Eu pergunto: ONDE ESTÁ A NOTÍCIA?

Pegue agora um filme, qualquer um, que seja um lançamento de sucesso, de preferência um que ganhou o Oscar. Assista, e veja se ele fala da realidade. Procure perceber se o filme tem algo a ver com sua vida, com você.

Assista uma novela, veja que a novela tem muitas situações que parecem cotidianas, porém, não são cotidianas, são situações que você, provavelmente nunca passou, idéias que você nunca pensou.

E tudo, tudo no mundo da mídia, é assim. Não tem nada a ver com você. Porém, você assiste, compra, recomenda, compartilha, curte, comenta... mas não tem nada a ver com você.

E agora eu pergunto, no seu cotidiano, não há Deus?

Em que momento, você vê o super herói do filme fazendo uma oração?

Em que momento a personagem principal da novela vai à Missa?

Em que momento a revista noticia que a filha do Mel Gibson é freira?

Em que momento o Jornal, informa que os Bispos do Uruguai, estão lutando contra o Aborto?

Em que momento é narrada a história da menina que ficou curada após receber a unção dos enfermos no hospital?

Em qual filme você viu que a personagem principal sair domingo pela manhã para ir a Missa?

Vejam, que o que passa na TV, nas Novelas, no Big Brother, nos Filmes, no Rádio, no Jornal, nas revistas... se fosse possível fazer uma estatística, aposto que 95% de tudo o que vemos e ouvimos na Mídia, é completamente e absolutamente, DESINFORMAÇÃO!!! Não serve para nada. Apenas para te distrair.

O mundo hoje, está entretido, está distraído, está perdido em seu próprio umbigo. Perdido em seu próprio vazio, se preenchendo cada vez mais de LIXO, lixo oferecido e vendido que estamos comprando e nos alimentando dele.

E o que importa, o que realmente importa, ninguém fala:

De onde viemos todos? Para onde vamos quando morrermos? Deus existe? Por que sou tão sozinho? Pra que nascemos? Por que morremos? A pessoa que você mais ama, irá morrer, e como você reagirá quando isso acontecer?

Estas e muitas outras perguntas, estão sendo deixadas de lado, eliminadas do nosso campo de visão. Não queremos lidar com estas perguntas, não queremos saber das respostas. Estamos anestesiados, estamos mortos mas ainda não sabemos.

O problema, não é que as pessoas estão indiferentes a vida toda, a maioria quando já não conseguem se entreter com jogos, música, notícias, vícios, sexo ou seja, quando ficam velhos, entram em depressão e solidão, por não terem respondido, durante a vida toda, as perguntas que agora não saem de suas cabeças.

Em geral, esta pergunta é feita quando acontecem as tragédias, quando acontecem a morte chega perto, quando a vida entre num funil, e que a única saída é a morte. Você, vai morrer. Mais sedo ou mais tarde, você irá morrer. E quando é que você vai encarar a morte? Quando ela já for inevitável e você já não tiver força para encará-la? Seja inteligente e tenha coragem.

Tenha coragem de encarar as respostas, tenha coragem de desligar a TV e fazer uma oração. Tenha coragem de deixar de ir a uma boate no Sábado a noite, pois tem Missa no dia seguinte. Tenha coragem de viver na realidade, mesmo que o preço seja o sofrimento. Encare o sofrimento. Encare sua dor. Encare a realidade! Encara sua vida... antes que seja tarde demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que Deus não permita que a Verdade não seja vista por nossos olhos e nem deixada de ser dita por nossas bocas! Paz e bem