domingo, maio 1


Rogai por nós

Hoje é um novo tempo. Para quem desde criança, conviveu com as homilias de Domingo, a figura de paz do Papa Polonês, que proclamou em seu início de pontificado o anuncio e o objetivo de sua vida, ao que veio: “Escancarai as portas do coração a Cristo e não tenhais medo”.

Para quem, viveu metade da vida, tendo como Papa, este Grande Papa, apesar, de as palavras de grandeza não lhe caírem bem, não diante de sua grandeza, porém, diante de sua imensa humildade, herdada certamente do coração Mariano que possuía, devemos amá-lo como gostava de ser chamado... Servo de Deus.

Assim como Maria, em sua imensa majestade e humildade, anula a si própria, diferentemente das rainhas do mundo, é chamada serva do Senhor, a escrava do Senhor, que apesar de sua pequenez, conseguiu fazer com que coubesse em si, o Senhor da Vida e o próprio infinito. João Paulo II, nosso querido e amado pai, hoje, tendo como que reconhecida pela Mãe Igreja, aquilo que ao coração do próprio Deus e dos Homens de boa vontade, sempre foi uma realidade, sua santidade, conseqüência de seu compromisso com a justiça.

Todos os pobres hoje cantam, naquelas ruas da Cracóvia, da polônia invadida e humilhada, das pessoas destruídas pela Guerra, e Deus, demonstrando seu grande poder, ergue do meio dos destroços de um povo, uma fagulha, que incendiou o mundo. Um único homem, pequeno, porém imitador da Escrava de Deus, se faz cheio do Senhor, se faz vazio de si e comporta o mundo dentro do coração.

Aquele que declarou uma verdadeira guerra contra o inimigo invisível e aparentemente invencível, da violência e da dor, que ao fim da vida, viu de joelhos os muros de Berlim caírem e abrirem, finalmente as portas do inimigo vencido, seu coração à Cristo. Guerra vencida com oração, palavras e testemunho, onde os agentes secretos em seu encalço se viam obrigados a reconhecer que Deus, não só existe, mas que também está no meio de nós.

Esta é a vocação de todo cristão, seja católico, seja evangélico, seja ortodoxo e tantos outros irmãos, que hoje, são chamados a copiar o exemplo de Cristo, vivido nos dias de hoje, na pessoa de João Paulo II. Que sempre ensinou que: “Deus não vem tirar nada ao coração do homem, pelo contrário, entrega-lhe o sentido da vida”. Ele, que é Deus, entrega ao coração humano a plenitude da vida, por meio de sua entrega na Cruz.

Deste momento em diante, somos forçados a proclamar e a viver, as palavras, que João Paulo disse, não só com os lábios, mas em todos os dias de sua vida, principalmente em meio a tribulação da humilhação de sua enfermidade:

“A graça de ser de Deus, por obrigação nos faz sermos diferentes”.
Beato João Paulo II
Rogai por nós...

2 comentários:

  1. "A benção João de Deus nosso povo te abraça. Tu vens em missão de paz sê bem vindo e abençoa este povo que te ama". Assim cantava todos os brasileiros quando de sua saudosa visita. me tornei padre no seu pontificado e vejo n'ele a figura concreta do Cristo Bom Pastor. Roga por nós Beato João Paulo II

    ResponderExcluir
  2. É muito bom a gente poder viver na mesma época de um santo, especialmente, um santo como o nosso querido Beato João Paulo II, que nada mais fez do que "fazer as coisas ordinárias, extraordinariamente", mostrando que nós também podemos. Não que seja fácil, mas que é possível... Beato João Paulo II, intercedei por nós!

    ResponderExcluir

Que Deus não permita que a Verdade não seja vista por nossos olhos e nem deixada de ser dita por nossas bocas! Paz e bem