quarta-feira, maio 18

FOBIA DA FOBIA


A vida em um país “livre” é muito difícil para quem pensa diferente da maioria. O debate sobre as fobias sociais, pretende colocar dois lados, um contra o outro, e anular a possibilidade de outro ponto de vista possível, um posicionamento que está entre a fobia e a anti-fobia.

Os que defendem a anti-fobia, acusam os promotores da fobia, de intolerantes, dogmáticos e preconceituosos. Já os que defendem a fobia, acusam os promotores da anti-fobia de libertinos, de desavergonhados e até de criminosos.

Pois bem, não existem apenas estes dois posicionamentos. Mas infelizmente, tanto os fóbicos quanto os anti-fóbicos, por não aceitarem opiniões contrárias às suas convicções, abusam da máxima: “Se não está comigo, está contra mim”.

É a velha mania de perseguição, da qual ambos os lados sofrem devido à estarem fechados em seus próprios argumentos e em suas próprias convicções intolerantes, que não aceita um posicionamento que pareça contrário aos seus dogmas e suas ignorâncias.

É possível alguém não ser fóbico, mas também não ser anti-fóbico? Claro que sim. E de certa maneira, pelos critérios dos dois lados, quem assim o faz, é imediatamente taxado de pertencer ao pensamento rival.
Por exemplo o caso da Homofobia e da anti-homofobia:

Para os homofóbicos, dizer que é preciso que hajam leis mais justas que assegurem a liberdade e a segurança dos homossexuais como pessoas com direitos e deveres iguais a todos, imediatamente, a pessoa que afirma tal premissa, é taxada de simpatizante da homossexualidade.

Para os anti-homofóbicos, dizer que a homossexualidade apesar de ser um fato, não promove a vida e não pode ser igualada ao tão necessário comportamento heterossexual, que caso seja abolido, compromete a existência da humanidade, imediatamente, a pessoa que afirma tal premissa, é taxada de Homofóbica.

Ou seja, ambos os lados, estão com o orgulho tão ferido, que não conseguem perceber que deve haver um equilíbrio necessário entre ambas as visões.

A diferença entre os dois posicionamentos, Homofobia e Anti-Homofobia, é apenas uma vírgula.

Homofóbico: “Matar um homossexual não é crime!”

Anti-homofóbico: “Matar um homossexual não, é crime!”

Para nós, os que buscam o equilíbrio e a sobriedade do debate. Ambos estão errados, pois apesar de Matar um homossexual ser de fato um crime, não é o fato da vítima ser ou não homossexual que constitui crime. Pois o posicionamento radical de ambos os lados, está beirando a um extremismo muito perigoso, que pode ser traduzido a seguir:

Homofóbico: “Matar um Anti-Homofóbico não é Crime!”

Anti-Homofóbico: “Matar um Homofóbico não é Crime!”

Na verdade, ambos estão errados. Pois o mundo não é dividido entre homossexuais e heterossexuais. Entre homofóbicos e Anti-Homofóbicos. Entre Vítimas e Agressores. Não. O mundo não se divide nestes termos. 

O mundo tem uma infinidade de divisões, que tanto um (homofóbico) quanto outro (Anti-homofóbico) está negligenciando.

O correto, é o homofóbico, olhar o homossexual, como indivíduo digno de amor, respeito e consideração. E o Anti-Homofóbico, deve olhar os não homossexuais e homofóbico, da mesma maneira. Pois ambos são semelhantes.

Ambos tem suas semelhanças e a mesma fragilidade que um tem, o outro também tem. Ambos são gente.

O correto para a frase, não é nem o ponto de vista homofóbico, nem o ponto de vista, Anti-homofóbico, mas sim, aquilo que nenhum dos dois lados quer ver:
“Matar um ser humano, é crime!” Seja ele homo ou anti-homo.
A fobia é muito ruim, mas a fobia da fobia é tão ruim quanto a própria fobia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que Deus não permita que a Verdade não seja vista por nossos olhos e nem deixada de ser dita por nossas bocas! Paz e bem